Já é um membro RH Fase? LOGIN

Serviços

Currículos e Vagas

Você pode cadastrar seu currículo aqui neste site. Além disso, pode consultar nossas vagas na página correspondente. Tudo isso gratuitamente.

Avaliação Psicológica

Uma avaliação psicológica tem como objetivo traçar o perfil psicológico do candidato. É uma das etapas do processo seletivo, servindo para identificar o candidato mais adequado para um determinado cargo. É também largamente utilizada para diagnosticar conflitos que estejam interferindo no desempenho das atividades de um funcionário. Neste caso, visa buscar a melhor solução para os referidos conflitos.

A avaliação psicológica, também conhecida como Psicoteste, é realizada através de uma bateria de testes que é composta de acordo com o que foi solicitado pelo cliente.São identificados traços de personalidade tais como nível de agressividade, capacidade de iniciativa, capacidade de discernimento, controle emocional, afetividade, capacidade de relacionamento, tônus vital e outras características da personalidade do indivíduo.

Através da avaliação psicológica, a empresa pode selecionar, dentre os candidatos entrevistados, aquele que melhor corresponde ao perfil estabelecido pela mesma, favorecendo assim a adequação do candidato ao cargo.

Recrutamento e Seleção de Pessoal

O recrutamento e a seleção de pessoal são duas fases de um mesmo processo: a introdução de recursos humanos na organização. O recrutamento é uma atividade de divulgação, de chamada, convidativa. A seleção é uma atividade de escolha, opção, filtragem.

Enquanto a tarefa do recrutamento é atrair com seletividade através de várias técnicas de comunicação, a tarefa básica da seleção é escolher, dentre os candidatos recrutados, aqueles que tenham maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo vago e de desempenhar bem as funções inerentes ao mesmo.

Assim, o objetivo básico do recrutamento é abastecer o processo seletivo de sua matéria-prima básica: os candidatos. Durante um processo seletivo, os candidatos passam por diversas etapas, como avaliação psicológica, dinâmicas de grupo, entrevistas, levantamento de referências, todas elas com o objetivo de identificar o candidato que esteja mais próximo do perfil da vaga.

A seleção de pessoal traz grandes e importantes resultados para a organização:

  1. adequação do funcionário ao cargo e conseqüente satisfação deste com o emprego;
  2. rapidez no ajustamento e na integração do novo empregado às funções;
  3. melhoria gradativa do potencial humano mediante a escolha sistemática dos melhores talentos;
  4. maior estabilidade e permanência das pessoas na empresa e decorrente redução da rotatividade;
  5. melhor aproveitamento das habilidades e características de cada funcionário no trabalho;
  6. elevação da satisfação dos funcionários pelo fato de localizar a atividade mais apropriada para cada indivíduo;
  7. evitação de perdas futuras na recolocação ou substituição de funcionários por um eventual insucesso no cargo;
  8. maior rendimento e produtividade da empresa pelo aumento da capacidade de seu pessoal.

Treinamentos

Atualmente, os recursos humanos são considerados a parte mais importante no desenvolvimento de uma empresa. Nesse cenário, o treinamento de pessoal assume um papel de relevância para que a empresa se destaque no contexto atual.

A atuação de uma empresa de recursos humanos na área de treinamento tem como objetivo o desenvolvimento de empregados e empregadores, possibilitando a aquisição de novos conhecimentos, mudança de hábitos, aprimoramento e desenvolvimento de novas habilidades, auxiliando assim no desempenho e no crescimento pessoal de toda a equipe.

O treinamento é feito a partir de um diagnóstico específico dos problemas da empresa. A partir desse diagnóstico, é planejada uma mudança, cujo objetivo é voltado para a eficiência e a eficácia da equipe. É elaborado um plano de intervenção, onde são utilizadas técnicas tais como dinâmicas de grupo, exposição teórica, vivências, jogos lúdicos, exercícios de criatividade e dramatizações.

Levantamento de Potencial

O levantamento de potencial refere-se a uma bateria de testes que se aplica a qualquer indivíduo para avaliar suas aptidões, habilidades, conhecimentos e perfil de personalidade. Tem como objetivo saber qual a área de trabalho com a qual mais ele se identifica e que o faria produzir melhores resultados. Além disso, também é utilizado para identificar funcionários para uma possível promoção ou ainda para checar a participação de algum deles em determinado projeto. Ou seja, um levantamento de potencial busca identificar o potencial do funcionário para melhor aproveitamento de suas qualidades.

Orientação Vocacional / Profissional

Orientação Profissional

É muito comum encontrarmos pessoas que se dizem insatisfeitas com sua profissão. Vivem desanimadas, infelizes e sem motivação para o trabalho, que mais lhes parece uma pesada carga. Ao contrário, as pessoas realizadas em sua profissão estão sempre animadas e cheias de planos para o futuro, sem perder de vista o presente. Normalmente, são pessoas que apresentam um bom nível de produtividade e estão motivadas com o que fazem, o que, certamente, reflete de forma positiva em todas as outras áreas de sua vida.

Muitos adultos, insatisfeitos com sua profissão, decidem passar pelo processo de Orientação Profissional, numa busca de realização em sua vida profissional.

Os profissionais da RH Fase são psicólogos experientes, que sabem o quanto é importante uma escolha profissional adequada, especialmente no contexto atual, quando o fator tempo é cada vez mais determinante.

Orientação Vocacional

A cada momento vemo-nos frente a frente de situações em que temos de decidir entre duas ou mais opções. Imagine como se sente um adolescente, com tão pouca experiência e já tendo de decidir a respeito de um assunto tão importante como a profissão. Surgem muitas dúvidas relacionadas ao caminho a seguir, trazendo junto uma carga de tensão e ansiedade, decorrente da expectativa pessoal e familiar.

Os pais que se preocupam com o futuro profissional de seu filho, podem fazer algo a respeito disso. É natural que não desejem que ele perca tempo fazendo um curso que, mais tarde, venha a descobrir que não era o que ele queria.

Nesse momento, é importante que o estudante possa contar, não apenas com o apoio dos pais, mas também com a orientação de profissionais habilitados, para que ele possa fazer uma escolha mais acertada.

O trabalho de Orientação Vocacional pode ser feito a partir do 1º ano do ensino médio(antigo 2º grau), quando o aluno já tem um relativo nível de maturidade, mas não há um limite de idade para alguém que deseje passar pelo processo.

Como é realizado

O processo de Orientação Profissional é, basicamente, o mesmo que o de Orientação Vocacional, com alguns ajustes por conta das diferenças de idade e de experiência dos candidatos.

Atualmente, esse processo consta de uma investigação detalhada da personalidade do indivíduo, assim como de seus interesses e de seu potencial intelectual. Para isto, são aplicados testes e pesquisas de interesses, entre outras técnicas psicológicas.

Depois de aplicados todos os instrumentos e técnicas, é feita a entrevista final, quando é apresentado o resultado da análise dos dados obtidos durante o processo, assim como também é discutida a situação do mercado de trabalho e outras questões relacionadas com o assunto.

Cursos

A RH Fase oferece vários cursos dirigidos aos profissionais da área de Psicologia e aos estudantes da mesma área.

RHFase® e a logomarca RHFase são marcas registradas da Empresa RHFase ©2017.