Já é um membro RH Fase? LOGIN

Dicas para fazer um currículo

  1. As informações contidas num currículo devem ser todas estritamente verdadeiras. Uma informação falsa, quando descoberta, elimina sumariamente um candidato.
  2. A foto deve ser do tipo 3X4. De preferência, tanto para os homens como para as mulheres, uma roupa discreta. As poses informais são contra-indicadas.
  3. Não é necessário colocar os números dos documentos, nem de anexar fotocópias dos mesmos nem de certificados de cursos, palestras, etc.
  4. Dados como a idade do candidato são básicos e indispensáveis para que a pessoa responsável pelo processo de seleção decida se o mesmo está dentro do perfil exigido pela empresa.
  5. Logo depois dos dados pessoais, o candidato deve indicar seu objetivo, isto é, o(s) cargo(s) e a área de interesse, de forma clara e objetiva. Nesse item, pode ser colocada uma breve explicação do motivo daquela escolha.
  6. É preciso que as empresas de recursos humanos consigam falar com facilidade com o candidato que está recrutando. Para isso, um bom telefone de contato em que seja fácil localizá-lo é muito importante. Além disso, é bom colocar também o telefone de uma pessoa próxima que possa contatá-lo. Os candidatos difíceis de localizar ficam para trás.
  7. Os cursos, congressos ou seminários relacionados devem ter alguma ligação com a área de trabalho do candidato. Além disso, apenas devem ser citados os que forem atuais.
  8. No item Resumo Profissional, o candidato deve usar, em média, 6 (seis) parágrafos de 2(duas) linhas cada para descrever sua vida profissional.
  9. Qualquer participação em associações de classe ou ONG's deve constar do currículo do candidato, no item Resumo Profissional. Ex.: se o mesmo foi diretor do grêmio na escola ou tesoureiro de...
  10. É muito importante o candidato citar a função exercida nas empresas nas quais trabalhou. Convém citar também as responsabilidades que tinha ao exercer cada um dessas funções.
  11. Os idiomas falados pelo candidato, assim como o grau de fluência em cada um deles devem constar do item Resumo Profissional.
  12. Num currículo, não se menciona a pretensão salarial. Caso a empresa assim o deseje, o candidato pode colocar o valor do último salário. Este é um dado para ser discutido no dia da entrevista.
  13. No item Formação Acadêmica, deve ser citado primeiro o curso mais recente, seguido pelo anterior e assim por diante. Todos devem vir acompanhados do ano de início e de término, além do nome da instituição. É suficiente listar o(s) curso(s) de graduação e de pós-graduação, caso o candidato os tenha. No caso de ter apenas o 2º grau, não é necessário citar o 1º.
  14. É importante que o candidato esteja bem informado sobre as empresas nas quais deseja trabalhar. Essas informações podem direcionar a confecção de seu currículo, que pode e deve ser especialmente dirigido para cada uma delas em particular.
  15. Os currículos devem ser entregues dentro de um envelope. Além disso, não devem ter capa de espécie alguma, nem molduras ou desenhos. A fonte utilizada deve seguir um padrão clássico, que seja de fácil leitura, a exemplo da Courier e da Times New Roman, sendo que o tamanho da mesma não deve ser menor do que 11.
  16. O candidato deve atualizar seu currículo sempre que houver alguma mudança significativa em sua carreira. No caso de mudança de endereço e, principalmente, de telefone, a atualização do currículo deve ser feita logo após a referida mudança. De qualquer forma, pelo menos uma vez por ano o currículo deve ser atualizado.
  17. Boa sorte!

Dicas para as entrevistas

  1. Cuide bem de sua aparência pessoal. Vista-se adequadamente, de modo mais formal. As mulheres devem evitar decotes e saias muito justas ou curtas, usando uma roupa mais discreta; os homens podem até usar um jeans mas, associado a uma camisa social. Para as mulheres, uma maquiagem discreta.
  2. Procure dormir bem na noite anterior à entrevista para estar descansado e com uma boa aparência. Além disso, é importante estar bem alimentado.
  3. Informe-se o melhor possível sobre a filosofia de trabalho e a política da empresa antes da entrevista.
  4. O entrevistador pode se atrasar; você, não. Procure chegar pelo menos 10 minutos antes da hora marcada para a entrevista. Mostrando-se pontual, isto contará pontos a seu favor.
  5. Respire profundamente, várias vezes. Isto vai-lhe ajudar a relaxar e não ficar ansioso na hora da entrevista. Ao sentar-se, mantenha a coluna ereta. Além de causar uma boa impressão, essa postura vai-lhe ajudar a relaxar e a respirar melhor.
  6. Caso seja necessário chegar atrasado, ligue para avisar e, se for algo imprevisto que ocorra no meio do caminho, ao chegar, justifique esse atraso, para que não fique parecendo falta de interesse.
  7. Desligue seu celular antes de começar a entrevista e deixe o cigarro e os chicletes para depois da mesma. Evite perfumes fortes, pois muita gente tem alergia a eles.
  8. Deixe uma margem de tempo disponível para esse contato, pois a entrevista pode se prolongar ou o entrevistador pode querer adiantar o processo com outras atividades.
  9. Concentre-se na entrevista, procurando manter-se tranqüilo. Lembre-se que, normalmente, só se é chamado uma vez para uma entrevista na mesma empresa.
  10. Mantenha uma atitude positiva. Mostre interesse e entusiasmo para aprender coisas novas.
  11. Saiba ouvir. Quando seu entrevistador mostrar que já disse tudo que queria, diga ou pergunte o que desejar.
  12. Seja sempre honesto em suas respostas. Mostre-se como é, sem aumentar nem diminuir suas qualidades. Além disso, mostre-se confiante a respeito de sua capacidade e experiência.
  13. É importante que você tenha noção do preço de mercado para ter condições de negociar seu salário com o empregador, além de mostrar que está bem informado. Mas procure mostrar-se flexível, especialmente no momento da negociação salarial.
  14. Evite falar mal do seu ex-patrão ou da última empresa na qual você trabalhou. Se o fato que provocou a sua demissão ou pedido de demissão for algo negativo, procure contar o fato, sendo o mais objetivo possível, e deixe que o entrevistador tire as suas conclusões.
  15. Responda as perguntas que lhe fizerem mas, também, tire suas dúvidas, procurando conhecer melhor a proposta e a empresa, a não ser que o entrevistador coloque que, nesse momento, ele não poderá esclarecer muitos dados.
  16. Procure ser claro e objetivo. Responda as perguntas de forma direta, evitando falar demais. Entretanto, não precisa dar respostas apenas do tipo “sim”, “não” ou frases muito curtas, pois fica parecendo que você não tem nada a falar de si mesmo.
  17. Evite usar gírias durante a entrevista, pois é indicativo de um vocabulário pobre.
  18. É importante mostrar-se amigável com o entrevistador mas, evite tratá-lo como se ele fosse uma pessoa íntima, um amigo. Isto poderá definir a sua não contratação.
  19. Não tente persuadir o entrevistador sobre suas qualificações, caso você perceba que não tem algum dos pré-requisitos da vaga em questão. Ele saberá avaliar até que ponto a falta desse pré-requisito será um obstáculo para que você participe do processo seletivo ou não.
  20. E boa sorte!
RHFase® e a logomarca RHFase são marcas registradas da Empresa RHFase ©2017.